Os desafios para se “viver” a Paixão de Cristo

Pastoral da Juventude relata os desafios para encenar o calvário e morte de Jesus

Por Robson Santana

WhatsApp Image 2018-03-30 at 9.46.48 PM
Maria (Bruna Ramon) acolhe Jesus (Marcus Vinícius) após a crucificação / Foto: Wallace Morais (Pascom)

Há onze anos a juventude da paróquia Nossa Senhora da Esperança traz para os seus paroquianos e todo o povo da comunidade do Jardim Sinhá, os últimos momentos de Cristo na Terra.

Neste ano, a equipe renovou o roteiro e trouxe para a encenação um conceito mais atualizado, mostrando o porquê Cristo se entregou na Cruz por cada um de nós.

Toda mudança gera medo. Perguntávamos se estas alterações iriam dar certo? Pensávamos no que as pessoas iriam avaliar. Como mudar uma história tão bela por si só?

Foram tantas as perguntas, mas o grupo tinha em mente que era necessário a mudança, já que em anos anteriores, sofremos alguns questionamentos. Com essa nova mentalidade, fomos atrás de inovações. Assim, alteramos algumas interpretações, mudamos o local da apresentação, melhoramos a trilha sonora e fizemos outras alterações técnicas.

Com as mudanças, buscamos melhorar a nossa apresentação, pois a nossa intenção sempre foi apresentar o grande amor de Cristo por cada um de nós. Uso agora as palavras do nosso antigo pároco, Padre Cláudio, que iniciou a encenação na paróquia: “Que essa encenação leve a cada um o que Cristo fez e faz por cada um de nós e que tenhamos Cristo como centro de nossas vidas”.

Como todos sabem é sempre um grande desafio a preparação para a Paixão de Cristo. Desde cativar os jovens a participarem até encontrar o melhor horário dos ensaios para todos, mas sempre fazemos isto em busca de um bem comum.

Também vale ressaltar que esse ano tivemos outra alteração muito importante, um encerramento completamente novo: a procissão do Senhor Morto, com a sua veneração.

A ideia surgiu do nosso querido pároco Padre Vanin para valorizar ainda mais a nossa apresentação. Vimos que os paroquianos ficaram encantados com mais esse momento, pois eles tiveram a oportunidade de ter um final orante na sua Sexta-Feira da Paixão, venerando a Cristo.

Sendo assim a juventude da paróquia Nossa Senhora da Esperança só tem a agradecer por poder trazer aos seus paroquianos, mais uma vez, o quanto Cristo nos amou e nos ama, se entregando na Cruz.

Agora, gostaria de pedir licença a todos e fazer alguns agradecimentos especiais: primeiramente ao nosso querido pároco, o padre Vanin e o nosso vigário, padre Belo que confiaram e apoiaram para que esta encenação acontecesse. Agradecemos também ao frater Jonas que também confiou na nossa equipe e a todos os jovens que estiveram envolvidos neste momento tão especial para todos nós.

Não vou cometer a injustiça de citar nomes, pois posso esquecer de alguém, mas você que participou, ajudou ou simplesmente rezou por nós, fica aqui o nosso agradecimento. Saiba que você foi fundamental para a realização de mais uma edição da Paixão de Cristo.

20180330_185636
Elenco e religiosos paroquiais que participaram da encenação da Paixão de Cristo 2018 / Foto: Wallace Morais (Pascom)

 

Desejamos a todos uma Feliz e Abençoada Páscoa. Cristo Ressuscitou! Alegremos no Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *