Semana Missionária Paróquia Nossa Senhora da Esperança
“Deus visita o seu povo”
(lema para motivação e divulgação)
1. O trabalho missionário em nossa Paróquia terá como objetivo principal a visitação missionária das casas e das famílias, valorizando a presença e participação dos leigos como discípulos missionários pela força do seu Batismo.
2. A duração será de uma semana, de domingo a domingo. A abertura e envio da equipe missionária e o encerramento serão feitos numa das celebrações dominicais em cada uma das sete comunidades que compõem a Paróquia.
3. Serão necessárias sete equipes (uma para cada comunidade) com 8 a 10 pessoas, num total aproximado de 60/70 pessoas. Os missionários que vierem de outras paróquias serão hospedados pelas famílias das comunidades missionadas.
4. Em cada dia haverá três momentos fortes:
- Encontro da equipe missionária para oração da manhã, encaminhamento dos trabalhos do dia e avaliação;
- A visitação missionária (ao longo do dia)
- Fortalecer/resgatar laços de fraternidade, solidariedade e comunhão com as famílias;
- Possibilitar momento de oração e bênção da casa, com atenção especial aos enfermos e às crianças.
- Celebração nas comunidades (à noite)
- Centrada na Palavra: estabelecer roteiro dos temas
- Momento orante a partir da piedade popular: adoração ao Santíssimo, ofício de Nossa Senhora, terço luminoso
5. As visitas serão feitas sempre por dois ou mais missionários (se possível, com a presença de um membro da própria comunidade), devidamente identificados (crachá ou camiseta).
6. Para favorecer a presença e participação de jovens, a data proposta para a realização da Semana Missionária é de 14 a 21 de julho de 2.019.
7. Antes da Semana Missionária haverá um dia de formação/espiritualidade para todos os missionários. Data proposta: 29 de junho de 2019. A motivação/convocação dos agentes missionários nas Paróquias deverá ser feita até o final do mês de maio/2019.
8. Depois do dia de formação/espiritualidade e antes de ser iniciada a Semana Missionária, cada Paróquia fará a celebração do envio do seu grupo missionário.
9. Os padres que se dispuserem para o trabalho missionário ficariam para o atendimento de confissões e unção dos enfermos onde houver solicitação ou necessidade. Seria desejável que pudessem presidir a missa de abertura e encerramento da Semana Missionária nas comunidades.