Apostolado de Oração

O Apostolado da Oração é um grupo de fiéis devotos ao Sagrado Coração de Jesus que tem por missão rezar por intenções diversas e principalmente pelas intenções indicadas pelo Papa.

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos. A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja.

No livro dos estatutos do AO, encontramos esta definição: “O AO constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

O APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

  • Propõe um caminho rumo à santidade
    • A partir do oferecimento diário
    • Que transforma nossa vida
    • E nos coloca em comunhão universal de preces
    • Pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações,
    • E nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus
    • Para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia,
    • E reconciliados com Ele pelo sacramento da Reconciliação,
    • Possamos colocar-nos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós, hoje, amanhã e sempre.

A Fita

A fita, que os membros do Apostolado da Oração usam é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós. A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus, a nos lembrar sempre do quanto Ele nos ama. O Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado Venha a nós o Vosso Reino, para lembra-nos a todo instante que estamos buscando esse reino. Usamos a fita não como enfeite mas como sinal de que fomos chamados para servir e dissemos nosso sim. Devemos honrar nossa fita, porque ela simboliza o amor de Cristo por nós e também o compromisso que assumimos com Ele. A fita estreita é a fita do (a) zelado (a) aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A larga é a do (a) zelador (a), que busca novos caminhantes para ajudá-lo (a) a servir.