Paróquia Nossa Senhora da Esperança

Comunidade Matriz

Rua  Henry Fuseli, 49 – Parque Bancário – São Paulo – S.P.

Tel. 2721 9305


Padroeira Nossa Senhora da Esperança

Missas

  • 3ª feira a sábado, às 07h30
  • Domingos, às 08h00 e às 10h00

Novena a N. S. do Perpétuo Socorro

  • 4ª feira, às 20h00

Batizados

  • Encontro de preparação para pais e padrinhos: 1º sábado do mês, às 18h30
  • Celebração do Batismo: 3º domingo no mês, na missa das 10h00

Confissões

  • Plantão na Matriz: sábados, das 09h00 às 11h30
  • Durante a semana, agendamento na Secretaria Paroquial (Tel. 2721 9305)

Data da fundação

16/07/1999

História

No último dia 16/07, a Matriz de Nossa senhora da Esperança completou 19 anos de fundação. Isso foi possível graças ao trabalho pastoral da comunidade, das irmãs religiosas: Marilda, Terezinha, Lurdinha, e de sacerdotes, como Júlio Lancelotti e Dom Luciano Mendes.

O auxílio era feito nas creches, que se estendia para a comunidade através de catequese, batismo, entre outros.

Com a chegada dos Missionários Redentoristas a 15 anos atrás e o apoio do poder público, as creches possibilitaram maior estrutura para o trabalho das irmãs e dos educadores. No caso da comunidade, além da base teológica nas pastorais e espiritualidade, contribuiu para o crescimento da mesma.

Os religiosos redentoristas aproximaram a nossa realidade com a vida religiosa consagrada em comunidade. Essa nova estrutura, aliada sempre com a ação pastoral e a unção do Espirito Santo, trouxe novas possibilidades de evangelização.

A união dos esforços das pessoas, com a estrutura e formação religiosa, contribuiu para a continuidade desta evolução dos trabalhos sociais e pastorais em toda a comunidade.

Outro momento marcante foi dia 27 de setembro de 2014, com a celebração da missa de dedicação e benção do altar, celebrada por Dom Odilo Scherer, atual arcebispo metropolitano de São Paulo. A celebração encerrou a reforma da comunidade, que durou 9 meses, ampliando e deixando-a mais linda.

O ritual foi uma verdadeira catequese em vista de uma Igreja viva e atuante: a bênção das paredes com água benta é sinal de penitência; a bênção da Mesa da Palavra, com o Lecionário, significa que a Palavra de Deus ressoa sempre, é Deus falando com seu povo; a bênção do altar e dos pilares com o óleo santo, recorda a mesa da última ceia, banquete que simboliza a vida de cruz; o incenso e a fumaça simbolizam a oração que sobe aos céus; a iluminação e as velas representam a luz de Cristo, que ilumina cada um de nós sempre.

Como disse dom Odilo Scherer, “o ‘Sinhá’ ganhou mais um orador, Jesus. A Igreja reformada, dedicada, é sinal de respeito a um lugar Santo”.

De lá para cá, passaram vários religiosos Redentoristas. Lembramos padre Lauro José Masseranie, que em 2003 deixou a Equipe Missionária e passou a residir em nossa Paróquia. Ele trabalhou evangelizando nos bares e botecos, nas vielas da favela do “Sinhá”, implantou as missas diárias na Matriz, as Novenas Perpétuas, procissão de Corpus Christi e a rezar pelas vocações. Padre Lauro faleceu na madrugada de 20 de abril de 2008, com 68 anos de idade. Seu bordão até hoje deixa saudades, “gente boa”.

Novos trabalhos pastorais vêm sendo realizados na comunidade, entre vários, destacamos: a implantação da pastoral dos idosos com atividades semanais, a busca de apoio para criar cursos profissionalizantes dedicados aos jovens desprovidos de nosso bairro.

A comunidade e a Igreja estão vivas! Precisamos caminhar com fé e esperança para que possamos ter bairro e pessoas melhores com Jesus Cristo.

Hoje, a união é que faz a diferença, para que possamos ser a luz para um mundo melhor. Agradecemos as pessoas que, ao sonhar e acreditar que era possível, batalharam para fazer diferente. E que fizeram uma caminhada bonita até aqui. Continuemos este sonho para as próximas gerações: a Boa Notícia do Evangelho de Jesus, aos passos da Mãe da Esperança, renova e transforma para melhor vivermos em comunidade!

Que Nossa Senhora da Esperança, rogai por nós!

Oração a Nossa Senhora da Esperança


SENHORA DA ESPERANÇA, tua alegria

Era fazer a vontade do pai.

Tua vida era estar atenta às necessidades dos outros.

Intercede por nós!

Quando nossa fé vacilar.

Quando somos tentados a desesperar.

SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós!

Quando fechamos o coração.

Quando consentimos à injustiça.

SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós!

Quando parece ser difícil seguir teu Filho.

Quando nos cansamos de fazer o bem.

SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós!

Quando o “não” se antecipar ao nosso sim,

Leva-nos a JESUS CRISTO, nossa esperança.

Amém.